A pesca incidental é atualmente a principal ameaça às tartarugas marinhas. Presa incidentalmente nas redes e portanto sem poder subir à superfície para respirar, as tartarugas acabam desmaiando ou mesmo morrendo afogadas.
Em Barra Velha, as redes quando se encontram perto demais da praia e dos costões e lages, elas se tornam uma ameaça ainda maior, visto que muitas tartarugas costumam nadar entre as pedras, caindo facilmente nestas redes.
Na época da pesca da tainha, alguns pescadores desrespeitam as leis e fixam suas redes a menos de 800 metros da costa, o que ocasiona no aumento de mortalidade destes animais.
Somente neste inverno, durante a safra da tainha, surfistas da Praia do Tabuleiro, encontraram cerca de 5 animais mortos, um deles na manhã de hoje. O apelo fica para o cuidado com a distância da fixação destas redes, para que evitemos mortandade destes animais.
Foto: Bolinha, uma das mais antigas e dóceis tartarugas da Praia do Tabuleiro.
Agradeco a atencao pela causa.Acredito que juntos,FUNDEMA,PESCADORES,SURFISTAS,poderemos transformar fotos como esta,em coisa do passado.Obrigado.Dr.Mauricio Coimbra (surfista gracas a Deus).
ResponderExcluir