No dia 23 de maio de 2009 deu-se inicio ao Projeto Nascentes de Barra Velha, projeto este que será desenvolvido de forma permanente por esta Fundação visando a preservação das nascentes de água, a despoluição de rios e ribeirões e a sensibilização da população.
O lançamento do Projeto Nascentes constará de três diferentes fases de implantação, partindo do mapeamento de todas as nascentes de água do município para levantar dados quantitativos e descritivos dos locais e assim avaliar a situação particular de cada uma delas. Através do GPS serão marcadas as coordenadas de cada uma das mais de 30 nascentes que existem no município, conseguindo assim saber com certeza quais são os rios que verdadeiramente nascem em Barra Velha e quais são os cursos de água que chegam de outras localidades.
A segunda fase do projeto será o levantamento da qualidade ambiental dos rios, determinando os trecho onde a água é apta para consumo e marcando os locais de poluição que começam a demandar de tratamento para o consumo humano. Os rios serão divididos em trechos aptos para o consumo, poluição leve e poluição grave, onde a água deixa de ter oxigênio, impedindo a vida de animais e microorganismos.
Temos como objetivo resolver os problemas no meio ambiente e não tranferí-los!
A parte final do projeto estará destinada a sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação dos rios e das nascentes, respeitando a lei ambiental e propor medidas a serem adotadas para sanar os problema ambientais. Dentro das estratégias serão oferecidas palestras de educação ambiental nas escolas para conscientizar os alunos.
Este projeto conta com o apoio do vereador Maneca Pinheiro, que há vários anos ressalta a importância da preservação de rios e nascentes na cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário