quinta-feira, 15 de outubro de 2009
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Dia 22 de setembro - Dia Mundial Sem Carro
Dia 21 de setembro - Dia da Árvore
Normalmente essa data é lembrada por escolas, órgãos ambientais e outras instituições, que desenvolvem atividades de educação ambiental tais como plantio, distribuição de mudas, visitas a parques e hortos municipais, confecção de trabalhos escolares referentes a esse tema, além de outras atividades.
A oficialização da data foi inspirada nos nossos índios, que cultuavam as árvores antes do começo da primavera, quando preparavam o solo para o cultivo. A árvore traz consigo um simbolismo universal.
Por que plantar uma árvore?
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
"Declaração Universal dos Direitos da Água"
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
terça-feira, 18 de agosto de 2009
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Reduzir sua emissões em até 4 toneladas ao ano
- Corte uma viagem longa de avião por ano (intercontinental)
- Corte três viagens médias de avião por ano (interestaduais)
- Compre um carro mais eficiente (14km/L)
- Dirija 4800Km a menos por ano
Alimentação:
- Compre 75% dos alimentos locais e sazonais
- Reduza o consumo de carne e laticínios em 75%
Em casa:
- Faça uma reforma térmica em sua casa (painéis solares para aquecimento da água, uso de termostatos e temporizadores, lavagem de roupa com água fria)
- Reduza a temperatura do seu termostato
- Divida sua casa com alguém, como um amigo, parente ou inquilino
Bens de consumo:
- Evite gastar uma quatia de R$6 mil com objetos de alta emissão de carbono (como eletrônicos, materiais de construção e produtos de vida útil curta). Em vez disso, invista em compras de baixa emissão e em serviços (como produtos duráveis, de segunda mão, entretenimento, eduação). Gaste seu dinheiro com experiências e não com produtos.
O estudo completo está o site da Carbon Focus, no link www.biothinking.com/carbonfocs/one.htm
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Redes de pesca matam tartarugas
Em Barra Velha, as redes quando se encontram perto demais da praia e dos costões e lages, elas se tornam uma ameaça ainda maior, visto que muitas tartarugas costumam nadar entre as pedras, caindo facilmente nestas redes.
Na época da pesca da tainha, alguns pescadores desrespeitam as leis e fixam suas redes a menos de 800 metros da costa, o que ocasiona no aumento de mortalidade destes animais.
Somente neste inverno, durante a safra da tainha, surfistas da Praia do Tabuleiro, encontraram cerca de 5 animais mortos, um deles na manhã de hoje. O apelo fica para o cuidado com a distância da fixação destas redes, para que evitemos mortandade destes animais.
Foto: Bolinha, uma das mais antigas e dóceis tartarugas da Praia do Tabuleiro.
sexta-feira, 17 de julho de 2009
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Estudos da CNM mostra que o governo desviou R$3,2 bilhões de royalties que deviam ser aplicados em meio ambiente de 2002 a 2007
sexta-feira, 26 de junho de 2009
Doação de Mudas

segunda-feira, 15 de junho de 2009
Tráfico de drogas e crime organizado também prejudicam o meio ambiente

- Um grama de cocaína pode destruir quatro m² de floresta;
- Cem gramas de cocaína contaminam 20 litros de água e geram 60 quilogramas de resíduos;
- Na Colômbia, cerca de 8.000 hc de área de parque nacional foram destruídos devido a coca cultivada apena em 2007;
- Solo e sistemas fluviais têm sido contaminados por produtos químicos utilizados na produção da cocaína assim como o ar também tem sido poluído pela fumaça, na queima das florestas para o plantio de coca;
- Enquanto se comemora o aumento do consumo da produção de álcool no Brasil, principalmente como combustível e bebidas, os trabalhadores de monocultura da cana-de-açucar denunciam a utilização de mão-de-obra escrava, o prejuízo ao meio ambiente causado pelas queimadas de cana e o uso do agronegócio como gerador de desigualdades sociais;
- Na região do cerrado, observa-se o desmatamento e morte de boa parte da fauna e flora, também casos de crianças que nascem sem cérebro e com câncer pelo uso de agrotóxicos e poluição dos rios;
- A indústria do tabaco vem mudando a paisagem rural. Um conjunto de estudos divulgado pela OMS mostra que, a cada ano, cerca de 200 mil hc de matas e florestas são destruídos no mundo para dar lugar a plantações de tabaco.
- Na África do Sul, mais de 1.4 mil Km² de terras indígenas desaparecem para servir, por meio de madeira, de combustível para as indústrias do fumo.
O Escritório das Nações Unias sobre Drogas e Crimes (UNODC) também se preocupa com outros crimes que geram danos ambientais. Devido à área necessária para o cultivos e, devido aos produtos químicos necessários para produzir drogas (a base de plantas ou sintéticas), a fabricação de entorpecentes é extremamente prejudicial para o meio ambiente. A cocaína, em especial, é perigosa nesse sentido já que o plantio de coca e a produção da droga se dão próximos a alguns dos mais importantes e frágeis ecossistemas do planeta.
Estes dados demonstram que: devemos pensar nos impactos positivos e negativos que nossas escolhas individuais têm sobre o meio ambiente!
sexta-feira, 5 de junho de 2009
05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

quinta-feira, 4 de junho de 2009
Semana Mundial do Meio Ambiente - Educação Ambiental

quarta-feira, 3 de junho de 2009
Semana Mundial do Meio Ambiente - Mudança Climática

terça-feira, 2 de junho de 2009
Semana Mundial do Meio Ambiente
Durante a semana do dia 05 de Junho é comemorada a Semana Mundial do Meio Ambiente. Para frisar a importância desta data, são realizados eventos em todo o mundo com o intuito de divulgar / educar / sensibilizar para as causas ambientais.
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Projeto Nascentes
sexta-feira, 22 de maio de 2009
22 de maio - Dia Internacional da Diversidade Biológica
Diversidade Biológica é o termo utilizado para definir a variabilidade de organismos vivos, flora, fauna, fungos macroscópicos e microorganimos, abrangendo diversidade de genes e de população de uma espécie, a diversidade de espécies e a interação entre elas e a diversidade de ecossistemas.
